O que são os drivers e como instalá-los?

Drive ou driver é arquivo ou um conjunto de arquivos que faz a comunicação entre determinado dispositivo e a CPU do computador. É um software que permite a troca de informações entre o computador e os periféricos. Muitas vezes, as pessoas se referem aos periféricos usando o termo drive (drive de CD, drive de DVD).

O que são os drives e como instalá-los

Os sistemas operacionais mais recentes, como o Windows 7 e 8, algumas distribuições de Linux, são capazes de reconhecer automaticamente os dispositivos e, quando preciso, localizam na internet o drive necessário e fazem a instalação. Quem usa computadores mais antigos, com Windows XP ou anteriores, precisa identificar o drive necessário e procurar manualmente para instalar.

Fazendo da forma certa

Para ajudar nessa tarefa, existem programas que mapeiam o computador e seus periféricos, apontando o nome e a versão do drive necessário. A partir daí, é só localizar no site do fabricante o drive e instalar. Nem sempre isso dá bons resultados. Por isso, a melhor solução é manter os discos de instalação que acompanham o periférico quando você o compra.

Tudo no computador tem um drive. Desde a placa mãe até as placas de som, áudio, vídeo, etc. A placa mãe, por sinal, tem um grande volume de dispositivo a ela conectados. Por isso, o conhecido “drive de placa mãe” tem drives para cada dispositivo integrado em seu pacote de instalação.

Os dispositivos móveis, como pendrive, HD externo, teclado e mouse, migraram para um tipo de conexão chamado “plug and play”, ou seja, conecte e use. Com o advento das portas USB, houve uma certa padronização dos dispositivos, que eliminou a necessidade do CD de instalação.

As impressoras, por exemplo, possuem um drive para cada marca e modelo. Por isso, quando compramos uma impressora nova, precisamos do CD de instalação. Quando a impressora é multifuncional, o CD tem um drive para cada função (um para a impressora, outro para o scanner, outro para a conexão sem fio, etc. Em alguns casos, a impressora aceita um drive genérico, que serve para diversos modelos, mas não usa todas as funções da impressora. Assim, alguma coisa são funciona como esperado.

Antes de formatar ou fazer upgrade de um computador, é bom fazer backup dos drives. Existem programas específicos para isso. No entanto, a chance de ter problemas para recuperar os drives é muito grande. Por isso, evite formatar o computador.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo