Drivers e o problema da compatibilidade

Drivers e o problema da compatibilidade_driver download post

Drivers são aplicativos (programas) destinados à comunicação entre o computador e os periféricos (impressoras, placas de som, rede e vídeo, dentre outros). Muitas vezes, esses periféricos param de funcionar por causa de problemas com os drivers. O problema com drivers acontece por algumas razões:

Drivers e o problema da compatibilidade

  1.  O sistema operacional (Windows) se corrompeu, por causa de vírus ou algum acidente que ocorreu durante o uso de algum programa;
  2.  Foi feita uma reinstalação do Windows;
  3.  Os periféricos usados são muito antigos e não há mais drivers para eles;
  4. Os periféricos são muito novos, em lançamento, e não há ainda drivers para eles no banco de dados do Windows.

Sempre que surge um novo sistema operacional, os usuários enfrentam problemas com os drivers. Por isso, nem todo sistema tem aceitação imediata. O CD de instalação que você comprou com o scanner há alguns anos, por exemplo, pode ser totalmente inútil se você atualizou o Windows para aversão mais nova, lançada recentemente.

Por causa disso, se você usa o computador para o trabalho, com impressoras profissionais e outros periféricos especializados, não é aconselhável migrar para sistemas operacionais que estão em lançamento, pois isso aumenta muito a chance de ter problemas de compatibilidade com os drivers.

Caso a migração seja inevitável, existem soluções paliativas, como o uso de drives genéricos.  São drives que foram desenvolvidos para outros sistemas operacionais mas que funcionam de modo razoável. Nesse caso, algumas funções do dispositivo podem não funcionar plenamente, mas será possível fazer o básico.

Outra alternativa usada por alguns profissionais, em casos extremos, é usar as máquinas virtuais. São programas que simulam um ambiente dentro de outro. Existem máquinas virtuais do Windows XP que rodam dentro do Linux e vice versa. Também existem máquinas virtuais do XP que rodam no Windows 7. As máquinas virtuais permitem a instalação de drives, bancos de dados e outros recursos que deixaram de ser compatíveis com o novo sistema operacional, tornando possível usar, por exemplo, aquele periférico que não é mais compatível.

Escolha, portanto, a solução mais adequada ao seu caso. O melhor conselho, porém, é desapegar dos equipamentos antigos e modernizar!

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo