Como instalar drivers de dispositivos no Windows XP

Os drivers são programas que permitem ao computador reconhecer os periféricos (impressoras, placa mãe, placas de som, etc) e fazê-los funcionar. Quando você compra um equipamento novo, vem junto um CD com o programa de instalação, que tem todos os drivers necessários. No entanto, quando você formata o computador, precisa instalar de volta os drivers. Se não tem mais o CD de instalação, precisa baixar os drivers da internet para instalar.

Como instalar drives de dispositivos no Windows XP

Normalmente os driver encontrados na internet estão compactados em ZIP. Salve o arquivo em uma pasta (crie uma pasta com o nome Instalar, por exemplo) e depois descompacte. Não descompacte dentro de pastas já ocupadas, pois você terá dificuldade para diferenciar os arquivos baixados dos já existentes.

Baixar e Instalar, sem erro!

No Windows XP, abra Iniciar > Executar > digite devmgmt.msc e de ok. Abrirá a janela do Gerenciador de Dispositivos, com a relação dos dispositivos instalados em seu Windows. Veja que os dispositivos com problemas de driver aparecem com um ponto de exclamação amarelo. Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e escolha “atualizar o driver”.

Quando o assistente para atualização de hardware se abrir, o Windows se oferece para buscar o driver na internet ou instalar a partir de um arquivo. Marque “não, agora não”, pois você já baixou o driver e descompactou em uma pasta em seu computador.

Na janela seguinte, escolha “instalar de uma lista ou local específico”, e clique em “avançar”. Na janela seguinte, marque “incluir este local na pesquisa” e selecione a pasta onde você salvou os arquivos de driver que baixou da internet. Ao selecionar a pasta que tem um arquivo com a extensão .cab, padrão para os arquivos de driver, o botão “Ok” será ativado.

Feito isso, selecione o arquivo correspondente ao driver que você deseja atualizar e siga os botões próximo, próximo, finalizar (next, next, finish). Se tudo correu bem, o ponto de exclamação amarelo no gerenciador de dispositivos irá desaparecer e o dispositivo irá funcionar corretamente.

Se o problema continuar, recomece tudo, principalmente na escola do drive certo a partir da pesquisa na internet. Pode ser que o driver que você baixou esteja corrompido, ou seja para uma versão de Windows diferente da que você está usando, ou ainda que seja para um dispositivo diferente. Tente novamente e boa sorte!

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo