Como fazer cópia de segurança de drivers do Windows XP

backup drivers_ driver download post

Quando o computador fica pesado, lento, travando o tempo todo e não tem como recuperar com os programas de limpeza ou com antivírus, a decisão radical de formatar e reinstalar tudo pode ser a única opção. Se esse for o caso, a primeira coisa a fazer é copiar todo o conteúdo antes de formatar e deixar em lugar bastante seguro. Mas não basta copiar planilhas, arquivos de texto, fotos e músicas. É preciso salvar também os arquivos de configuração, ou seja, os drivers de seu computador.

Como fazer cópia de segurança de drivers do Windows XP

Se você não fizer isso, pode ter a desagradável surpresa de não conseguir mais usar seu computador depois de formatado, ou ter problemas com as placas de vídeo, som, rede, dentre outras. Isso porque os drivers, softwares que fazer a comunicação entre os periféricos e seu computador, nem sempre são encontrados com facilidade. Principalmente se você usa alguns componentes antigos em seu computador.

Existem diversos programas que ajudam na hora de fazer o back-up de seus drivers, entre eles, o Driver Genius. Baixe o programa, instale normalmente e siga as instruções. Depois de instalado, faça a atualização do banco de dados do programa. Isso ajuda na identificação dos drivers.

Depois disso, faça um escaneamento do computador para identificar os drivers instalados. O programa Driver Genius é pago, mas na versão gratuita você consegue visualizar os drivers e fazer back-up. Se comprar a versão completa, também poderá atualizar os drivers a partir da tela do programa.

Faça back-up dos drivers

Depois, escolha o formato do arquivo para gerar o back-up. Entre as opções, pode ser gerado um arquivo executável com todos os drivers necessários ao seu computador. Guarde esse arquivo fora do computador, afinal, ele será formatado.

Depois da limpeza geral, basta instalar novamente o Driver Genius e recuperar o arquivo de back-up e seu computador voltará a funcionar com toda a configuração original. A versão Trial do Driver Genius pode ser usada por 15 dias. Depois disso, é necessário registrar o programa.

Existem outros aplicativos para essa mesma finalidade, como o Driver Max, que é totalmente gratuito e permite fazer cópia de segurança dos arquivos de driver. Outras opções são o MyDriver, Smart Driver Updater, Win Driver Expert, Driver BackUp, dentre outros. Escolha um deles, leia o manual e boa sorte!

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo