Como Economizar Espaço com Ferramentas Ocultas do Windows 7

Você já se deu conta do tamanho da pasta WinSxS em seu computador?

Localizada dentro da pasta “Windows” na unidade de instalação do sistema operacional, ela contém arquivos importantes para o sistema. Porém, com o passar do tempo, ela pode adquirir proporções gigantescas, consumindo muito espaço em disco. E não pense que apenas executando o o utilitário “Limpeza de Disco” o problema será resolvido.

winsxs

A pasta C:\Windows\winsxs, com o tempo, pode ficar com tamanho excessivo

Mas o que há na pasta WinSxS?

No esforço de combater os problemas relacionados aos conflitos de bibliotecas de link dinâmico (DLLs) que ocorriam nos sistemas operacionais anteriores ao Windows XP, a Microsoft introduziu o conceito “Side-by-Side (SxS) assemblies” neste sistema operacional. Basicamente, a ideia era acabar com os problemas causados por situações onde dois programas utilizam uma mesma DLL do sistema. Quando o programa 1 atualizava esta DLL, o programa 2 deixava de funcionar pois necessitava da versão antiga da mesma.

Com o advento do WinSxS, múltiplas versões de uma mesma DLL passaram a poder conviver pacificamente dentro desta pasta, proporcionando funcionamento adequado para todas.

Porém, o resultado nefasto é que, com o passar do tempo, esta pasta vai consumindo muito espaço em disco e, para quem tem disco pequeno, isso é um verdadeiro martírio.

Por isso, usuários de discos sólidos, que normalmente são pequenos, vão adorar a dica a seguir.

Como reduzir espaço da pasta WinSxS?

A partir do Windows Vista, a Microsoft introduziu algumas ferramentas de linha de comando que podem ser executadas para diminuir um pouco o tamanho desta pasta através da remoção segura de alguns compenentes desnecessários.

Para rodá-las:

No Windows Vista SP1

\%windir%\system32\vsp1cln.exe

No Windows Vista SP2

\%windir%\system32\compcln.exe

* O ideal é executar cada ferramenta após a instalação do respectivo Service Pack

No Windows 7

dism /online /cleanup-image /spsuperseded
Em nosso teste, no Windows Vista, economizamos cerca de 1 GB de espaço.

winsxs size

Clicando em cima da pasta WinSxS com o botão direito do mouse, selecionamos “Propriedades” e obtivemos o tamanho da pasta antes de rodar as ferramentas

winsxs depois

Após alguns minutos de execução, o resultado: praticamente 1GB de economia de espaço

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo