Aprenda a proteger suas pastas com Senhas no Windows

Ter seus arquivos apagados por engano é uma situação comum para quem divide o PC com parentes, amigos ou colegas de trabalho. Isso pode ser evitado por meio da criação de diferentes perfis de usuários no Windows. Mas acredite: isto não te deixa totalmente livre do perigo.

Uma solução definitiva para proteção de dados é usar um programa que bloqueie seus arquivos e pastas. Melhor: que seja capaz de tornar aquela sua pasta de relatórios totalmente invisível para seu irmão menor, por exemplo. Neste tutorial, vamos usar o Easy File Locker para executar esta tarefa. É mais fácil do que você pensa. O programa é gratuito e compatível com as versões mais usadas do Windows: XP, Vista e 7.

Depois de fazer o download e a instalação, inicie o programa. Você vai se deparar com uma interface simples, mas eficiente. Para iniciar o Easy File Locker, é preciso definir uma senha que será solicitada toda vez que ele for executado. Posteriormente, é necessário adicionar os arquivos e pastas a serem protegidas. Você não terá que usar uma combinação diferente para acessar cada pasta ou arquivo, basta definir uma só nas opções do software.

Para definir a senha, vá até System>Set Password:

Configure uma senha para acessar o Easy File Locker

Configure uma senha para acessar o Easy File Locker

Feito isso, adicione o conteúdo que pretende proteger. Para adicionar um novo elemento, selecione “Add File” (para um arquivo) ou “Add Folder” (para uma pasta inteira).

Definido o caminho da pasta para o teste, o programa vai mostrar as seguintes opções:

  • Acessible: torna o conteúdo acessível. Se alguém digitar o endereço na barra do Explorer poderá acessar a página ou arquivo.
  • Writable: permite edição do conteúdo protegido.
  • Deletable: se você selecionar este campo, qualquer usuário poderá deletar seu arquivo. Portanto, é aconselhável deixá-lo desmarcado.
  • Visible:  deixar esta opção sem tique torna suas pastas e arquivos invisíveis.
Opções para bloqueio do programa

No caso ilustrado acima, o usuário poderá ver a pasta criada, mas não poderá acessar, editar ou deletar seu conteúdo. Depois de configurar estas informações, clique em OK. Feito isso, adicione outra pasta/arquivo ou feche o programa. É importante prestar atenção para não bloquear pastas como System32, Desktop e outras. A prática pode causar conflitos com o Windows, danificando o sistema operacional.

Trocar configurações de pasta

A qualquer momento, é possível trocar alguma das quatro opções selecionadas acima. As configurações são alteradas em Edit>Modify. Para retirar uma pasta da sua lista de proteções, basta selecionar o comando Delete e confirmar a exclusão.

Retire o conteúdo da sua lista ou altere suas configurações de privacidade

Retire o conteúdo da sua lista ou altere as configurações de privacidade

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo